quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Os amestrados.

Uma coisa é certa: já não se fazem mais revolucionários como antigamente.

Os recentes conflitos entre capital e trabalho - caracterizados pelos interesses da empresa privada SUPERVIA e o proletariado que utiliza os seus serviços de transporte - é um grande exemplo de como nossa cidade - e por que não dizer, nosso país - se encontra perdido no meio de um estado de caos e guerra civil que só não vê quem não quer. Os dados são tão retos e exatos quanto uma régua, morrem mais pessoas aqui do que na guerra de gaza, e é sabido que mais de 1/3 da população do grande Rio mora em favelas ou construções que não são totalmente legalizadas. Os PETRALHAS dirão que, por outro lado, houve um grande crescimento da classe média, com a inserção de diversos estamentos nesse patamar do "consumo". O que define essa classe média? E principalmente, quem está pagando a inserção dessas classes nesse patamar?

Classe média - definição estruturalista pra "divisão social" - é um termo que pressupõe uma homogeneidade entre diversos setores da sociedade. Tratarmos como três grandes todos definidos por nossa renda é no mínimo reducionista demais. Dentro dessas "classes" não existem pessoas com interesses totalmente distintos? Mesmo que não econômicos; mas políticos ou culturais, que tornam impossivel dizer que somos todos parte de um grande todo. Cada vez mais a sociedade divide-se em pequenos estamentos - grupos que se apegam a uma determinada característica e segregam outros de traços diferentes, como explica Todorov -, como por exemplo o dos historiadores ou o dos negros em pról do movimento marxista. Enfim, voltando ao assunto, podemos nos perguntar mais uma vez o que define essa classe média?

Talvez - pros nossos governantes PETRALHAS - seja a progressiva ignorância política da maioria desses estamentos e a estipulação de uma faixa que acabam tornando o processo de diferenciação algo imperceptivel aos mais leigos. Meus interesses não são os mesmos que os de um pequeno comerciante que vende roupas, mas no entanto - como estudante universitário -, somos caracterizados dentro dessa mesma classe, mesmo tendo níveis de instrução; intelectual, político e cultural totalmente diferentes - é provavel que ele seja mais esperto que eu, burguês safado -. Os queridos PETRALHAS dirão que cumpriram o objetivo de seu governo ao apresentar a inserção de uma boa parcela da população nessa pseudo-classe. Mas como inserir alguém em algo que não existe? Como diria Cazuza: "O nosso amor a gente inventa, pra se distrair." Até que distraem direitinho esses pseudo-vermelhos.

E de bolsos saem essa renda toda que é convertida pros estamentos mais baixos da sociedade? A que custo o pequeno comerciante e o pequeno e médio empresário mantêm sua empresa? O governo cada vez mais - com uma carga ridícula de impostos - sufoca e cada vez mais limita o direito sagrado a pequena propriedade privada, para dar bolsa família e vale-gás pra todos os miseráveis. Educação que é bom, cadê? Temos esperança num povo que não se importa, nem um pouco, com seus semelhantes, afinal; não fazemos parte da mesma classe? Quer dizer que na hora que a propriedade privada é atacada, a irmandade de classes vira cada um por sí e Lula por todos?

Estamos falando de empresas que geram emprego e renda e ainda honeram a maior parte dos custos de manutenção no país, enquanto que grandes multi-nacionais recebem incentivos fiscais para poderem se instalar por aqui. Essas mesmas empresas que atacam e destroem diversas pequenas empresas numa concorrência desleal e que sujeitam essa "pseudo-classe" - uma vez que eliminam as empresas nacionais de menor porte - a um mercado interno monopolizado pelo que o Gramsci chama de "concorrência baseada no custo dos salários". Viramos então - pra alegria dos marxistas - um grande exército de reserva que anda em trens lotados e quando se revolta com isso se põe a queima-los, ao invés de atacar a real causa do problema, os governantes.

Nas palavras de Gramsci, viramos os macados amestrados que tanto Henri Ford queria como funcionários de suas fábricas. A única diferença entre nós e eles, é que somos bem mais burros e amestrados de uma forma muito melhor.

- Eric Blair.

Um comentário:

  1. gostei de como foi mostrado que a nomenclatura "classe média"é vazia de um significado totalizante, mesmo que de algum modo se tenha em mente que é algo conhecido por todos.

    ResponderExcluir